Linha Circular - Metro do Porto
Resumo
Cliente | Metro do Porto
Duração do Projeto | 44 meses
A empreitada de execução da Linha Circular do Metro do Porto envolve um projeto complexo e multifacetado que se subdivide em várias obras principais.
Abaixo, encontra-se uma descrição detalhada de cada uma das principais áreas de trabalho:
TÚNEIS
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Instrumentação da Edificação Envolvente e Infraestruturas:
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Monitorização e controlo de vibrações, deslocamentos e outras influências nos edifícios e infraestruturas próximas ao local de escavação.
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Serviços Afetados e Salvaguarda do Património:
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Identificação e proteção de serviços públicos (água, esgoto, eletricidade, telecomunicações) e patrimônios históricos afetados pelas obras.
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Trabalhos de Reforço e Proteção de Edifícios e Infraestruturas:
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Reforço estrutural e medidas de proteção para assegurar a integridade dos edifícios e infraestruturas durante a construção dos túneis.
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Frentes de Escavação NATM e Revestimento Provisório:
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Utilização do método NATM (New Austrian Tunneling Method) para escavação, seguido da aplicação de um revestimento temporário para estabilização.
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Revestimento Definitivo:
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Aplicação de revestimento permanente após a conclusão da escavação para garantir a durabilidade e a segurança do túnel.
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ESTAÇÕES
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Instrumentação da Edificação Envolvente e Infraestruturas
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Serviços Afetados e Salvaguarda do Património
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Trabalhos de Reforço e Proteção de Edifícios e Infraestruturas
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Escavação e Contenção Periférica:
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Escavação das estações e implementação de contenções para estabilização.
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Estruturas:
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Construção das estruturas principais das estações e seus acessos.
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Sistemas de Águas e Esgotos:
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Implementação de sistemas de água potável, esgoto, águas residuais e pluviais, incluindo sistemas de bombagem.
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Acabamentos
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Instalação, Equipamentos e Sistemas Elétricos.
INSTALAÇÃO, EQUIPAMENTOS, SISTEMAS ELÉTRICOS, SINALIZAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES
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Alimentação MT e Subestações:
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Sistemas de alimentação elétrica de média tensão e subestações.
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Catenária:
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Instalação do sistema de catenária para a alimentação das carruagens.
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Deteção de Intrusão e Controlo de Acessos:
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Implementação de sistemas de segurança para controle de acessos e deteção de intrusões.
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Iluminação e Alimentação BT, Deteção e Combate a Incêndios:
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Instalação de sistemas de iluminação, baixa tensão, e sistemas de deteção e combate a incêndios.
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Implementação de sistemas de sinalização ferroviária e telecomunicações para operação segura e eficiente da linha.
FERROVIA
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Plataforma em Via Betonada, Multitubulares, Drenagem da Via, Blocos de Betão Tipo LVT, Carril Vignole 60E6:
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Construção da infraestrutura ferroviária, incluindo a plataforma em cimento, sistemas de drenagem, instalação dos trilhos e blocos de concreto específicos para suporte dos trilhos.
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Este projeto abrangente é essencial para a expansão e melhoria da rede de transporte público no Porto, contribuindo para uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.
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